Como eliminar ruídos de dentro do carro

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Identificação do local do ruído

Nem sempre a identificação da fonte dos ruídos é algo fácil, uma vez que muitas partes dos veículos são de metal, plástico e a maior parte dos feltros, espumas e componentes isolantes ficam encobertas por peças de acabamento, mas podemos fazer uma análise superficial e ir eliminando situações até a resolução do problema. O primeiro passo é fazer a conferência visual da altura do carpete do assoalho que, em situações de falta de isolantes acústicos, pode soltar nas extremidades, dando indicativos da falta dos feltros. Logo após, o ideal é levar o veículo até um local mais silencioso possível para que os sons em análise sejam os únicos do ambiente. O auxílio de outra pessoa na identificação da origem do ruído é importante para poder determinar mais precisamente a origem de tudo. Depois disso, caso não se tenha precisão da origem do (s) barulho (s), é importante identificar pelo menos limitar a origem do som, se ele vem da parte dianteira, traseira do carro, de alguma porta, coluna, do assoalho, banco ou ainda do motor, transmissão. Analisada a região do ruído, a aplicação do isolante acústico ou correção de estrutura pode ser mais precisa e direcionada então para a região identificada com problema. É importante reforçar que, na maioria dos casos, descobrir a origem do problema não é algo simples até mesmo para profissionais, e que esse é o principal ponto para se chegar a solução do problema.

Materiais necessários para corrigir o problema

Principal material necessário e que resolve a grande maioria dos barulhos é o Feltro Antirruído (pode ter algumas variações comum: betumado, aluminizado e com manta asfáltica), mas também é muito utilizado espuma pack, espuma injetada, manta asfáltica, óleos desengripante.

Colocar o material isolante
Onde colocar:
Abaixo do carpete;
Atrás do painel, para isolar entre a interna e a mala ou motor;
Entre o plástico, fibra da porta e a lata;
Entre o console e o assoalho;
Entre a forração do teto e a lata do teto;
Abaixo do banco traseiro, se for possível atrás do encosto para isolar entre a interna e a mala ou motor;
No cofre do motor (Nesse caso há necessidade de um feltro com proteção a caloria como o aluminizado, betumado, com manta asfáltica);
No capô do carro (Nesse caso há necessidade de um feltro com proteção a caloria como o aluminizado, betumado, com manta asfáltica).
Isolar o contato de plásticos e metais diretamente é a melhor maneira e mais eficaz de se evitar barulhos. Um detalhe muito pertinente é a espessura e padrão que esses preenchimentos possuem, eles devem se adequar ao espaço e situação que o carro apresenta. No caso dos feltros que ficam a baixo dos tapetes, cada carro tem uma composição que, geralmente, não é uniforme, mas pode ser corrigido com algo similar em mais de uma camada. A definição do volume específico do preenchimento é determinada, geralmente, pela própria distância entre o carpete e o assoalho do carro. Em caso de fricção de metais, deve se conferir se não há nenhuma fissura na estrutura e caso esteja sem quebra pode ser colocado óleo, graxa ou ainda um feltro entre as peças para tentar diminuir, eliminar a fricção.
Em quase todas situações de ruído dentro do carro há uma necessidade de desmontar e montar a interna devida a localização da origem do problema, o que indica, caso você não tenha conhecimento, a condução do problema a um especialista que saiba desmontar e consiga resolver essa questão.