Impermeabilização protege realmente? Verdades e Mitos

postado em: Sem categoria | 0

A impermeabilização de estofados gera uma série de dúvidas com relação a sua utilidade e sua eficácia. Partindo desse ponto, devemos ter ciência que a impermeabilização é uma espécie de barreira protetora do tecido e a análise do estofado, sua localização, características serão fundamentais para que você opte ou não pela realização deste serviço.
Antes de tudo, é importante saber que a impermeabilização não torna o material mais limpo, nem impermeável, ele diminui a absorção de líquido apenas e cria uma camada protetora na fibra do material.
Logo que adquirir um sofá, poltrona, cadeira você tem o momento ideal para fazer esse procedimento visto que a impermeabilização terá a função de melhor proteger um material novo das utilizações do dia a dia. Depois de novo, esse procedimento deve ser bem analisado antes de ser feito ou refeito no estofado. Isso porque estofados já com uso devem possuir sujeiras em suas fibras. A questão é um pouco mais complexa nessa situação, pois a limpeza do estofado deve ser feita antes da aplicação do impermeabilizante, entretanto, as higienizações em sofás e poltronas costumam ser superficiais, sem o desmonte e retirada do material. E aí que está o problema, porque a limpeza sem desmontar pode ser insuficiente que unido a climas úmidos torna propenso o estofado retornar parte dessa sujeira que ficou em forma de manchas.
O que precisa ser feito, então, é analisar o quão sujo seu estofado está e o clima do local que ficará o estofado, porque estando em bom estado de conservação, sem muita sujeira, a impermeabilização é algo viável e até indicado. Mesmo que o estofado esteja bem sujo, mas após a higienização ele seja utilizado em algum local de clima seco, também é indicado esse procedimento. Caso você esteja com o sofá muito sujo e o clima da sua região seja úmido, a indicação é de que seja trocado o tecido, pois a higienização e impermeabilização seriam aconselhadas apenas desmontando seu estofado, o que é bem mais caro.
A durabilidade da aplicação é relativa conforme uso, mas geralmente é indicada uma manutenção anual para manter a propriedade do produto e também evitar um acumulo de sujeira muito grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *